História

CONVENÇÃO BATISTA BAIANA

A Convenção Batista Baiana foi organizada em 1909 sob o nome de União das Igrejas Batistas da Bahia e reorganizada em 1923 sob o nome de Convenção Batista Baiana por iniciativa das Igrejas Batistas estabelecidas no território do Estado da Bahia.  

____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

DIA BATISTA DO BRASIL - 15 DE OUTUBRO

Em 15/10/1882, quando foi organizada a Primeira Igreja Batista, voltada para a evangelização do Brasil, já existiam duas outras igrejas batistas, organizadas por imigrantes norte-americanos, residentes na região de Santa Bárbara do D'Oeste e Americana, São Paulo.
 
O trabalho batista entre a população nativa começou quando os batistas do sul dos EUA enviaram o casal de missionários batistas norte-americanos, recém chegados ao Brasil, Willian Buck Bagby e Anne Luther Bagby, os pioneiros, no ano de 1881. Os Bagbys realizaram longo e notável trabalho missionário. 
 
Em seguida, o casal Zacharias Clay Taylor, Kate Stevens Crawford Taylor, auxiliados pelo ex-padre Antônio Texeira de Albuquerque, batizado em Santa Bárbara D'Oeste, uniram-se aos Bagbys e decidiram iniciar a sua missão na cidade de Salvador, Bahia, com 250.000 habitantes. Ali chegaram no dia 31 de agosto de 1882 e, no dia 15 de outubro, organizaram a PIB do Brasil com 5 membros; os dois casais de missionários e o ex-padre Antônio Teixeira. 
 
Nos primeiros vinte e cinco (25) anos de trabalho, Bagby e Taylor, auxiliados por outros missionários e por um número crescente de brasileiros, evangelistas e pastores, já tinham organizado 83 igrejas, com aproximadamente 4.200 membros. Hoje os Batista estão presentes, em cerca de 200 países, e representam uma população de mais de quarenta  milhões de membros e atingem cerca de cem milhões de pessoas no mundo inteiro.
 
Fonte Bibliográfica
 
_ Crabtree, A. R. Batistas in Brazil, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1953
_ Pereira, José dos Reis, Breve Historia dos Batistas, 2ª. Edição, Juerp, Rio de Janeiro, 1978.
_ Anais da Convenção Batista Brasileira - Atas N.1 a N. 5.
 

____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

CENTRO DE MEMÓRIA

CENTRO DE MEMÓRIA DOS BATISTAS BAIANOS

A CBBA quer tornar a história dos batistas mais conhecida e acessível. Por isso, está sendo montado o Centro de Memória dos Batistas Baianos, que reunirá documentos, jornais, fotografias e outros arquivos. A Convenção está recrutando voluntários - especialmente nas áreas de História, Arquivologia e afins - para a organização do acervo. Além disso, estamos também reunindo documentos históricos, a fim de compor o Centro de Memória dos Batistas Baianos. Caso você tenha em casa algum material e deseje doar para o centro, bem como ser um voluntário na organização, entre em contato com a Convenção: (71) 3014-8802 / 98643-8208 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Vamos juntos contar a centenária história dos batistas na Bahia e no Brasil!

 
____________________________________________________________________________________________________________________________________